segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Clássicos do Cinema: Edward Mãos de Tesoura (1990)

O primeiro Filme da parceria de sucesso entre Tim Burton e Johnny Depp, que ainda geraria vários outros clássicos como, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva Cadáver (2005), Sweeney Todd (2007), entre outros; quebrou paradigmas ao trazer a tona mais um pedacinho da mente desse excêntrico cineasta que tem o dom de dar carisma e sensibilidade a personagens e ambientes aparentemente sombrios.

Com uma história de origem que homenageia Frankenstein e Pinóquio, Edward (Johnny Depp) é um ser com um visual meio gótico, criado por um inventor, vivido pelo ator Vincent Price, com o intuito de ajuda-lo em sua fábrica. O inventor acaba se afeiçoando à sua criação e cria mãos humanas para substituir as tesouras do corpo original, o que não consegue fazer antes de morrer. Edward então, passa a viver sozinho no castelo de seu criador que fica no alto de uma montanha próxima a uma cidadezinha comum, até ser visitado por Peg (Dianne Wiest), uma vendedora de cosméticos que se comove com a solidão do rapaz e o leva para sua casa, onde logo é acolhido pelo resto da família.

A vizinhança em que a família vive é uma metáfora para a sociedade em si, com suas vidinhas perfeitas, casas e carros parecidos, e os mesmos horários pra sair e chegar em casa, e que afasta e discrimina aquilo que é diferente e “estranho”. Edward, a principio, parece conquista-los, através de seus talentos que são revelados em verdadeiras obras de arte nos arbustos, nos cachorros e até nos cabelos das mulheres. Mas basta algo não sair como o desejado para que o diferente se torne repugnante e abominável.

Percebemos que Edward possui sentimentos como qualquer ser humano normal, medo, raiva e, acima de tudo amor, são presentes. Amor esse refletido em Kim (Wynona Rider), por quem ele se apaixona. Apesar de não saber ao certo como expressar esses sentimentos, devido ao pouquíssimo convívio social e sua limitação física, com o risco constante de ferir alguém com as laminas em suas mãos, seu olhar diz tudo.

Como todo filme que se preze, aqui também temos um vilão. Jim (Anthony Michael Hall), namorado de Kim, é o clássico playboy, filho de pai rico, que logo percebe o risco que Edward representa para seu relacionamento e tenta de tudo para afastá-lo.
Mais uma vez Tim Burton nos mostra que, só porque algo é diferente, estranho e até mesmo obscuro, não quer dizer que seja errado ou mal.

Leia: Slender Man de Tim Burton

Nenhum comentário:

Postar um comentário